Pular para o conteúdo principal


Conversão ideal de vídeos para 3GP

Por - Diego Henrique

3GP é um formato de arquivo de vídeo definida pela Third Generation Partnership Project, esse formato compactado permite seu uso em aparelhos que possuem uma capacidade limitada de memória, sendo apropriado para uso em telefones celulares 3G, porém é usado em celulares de tecnologias GSM, CDMA e TDMA - Tecnologias 2G.


Áudio

É recomendável um bitrate 24kbps. É possível se transmitir e ouvir com extrema estabilidade em qualquer tipo de conexão, inclusive as mais lentas como telefones celulares ou smartphones apenas com 2G.


Vídeo


É recomendado uma resolução 144px para conexão dados. Ou um bitrate 16kbps - qualidade de videofone


A regra é essa:


Se número for alto, melhor qualidade. 


Se número for baixo, menor qualidade.


Se quiser melhor qualidade, tenha em mente que terá um arquivo de tamanho maior. Então mais tempo será preciso para transferência on-line, é evidente que maior consumo de dados móveis será usado.



Conclusão


Quanto maior a taxa de transferência, melhor qualidade.


Valores menores dificultam a visualização do vídeo e valores maiores impedem a reprodução do vídeo.


A regra é sempre respeitar o bitrate combinado com 300kbps


Você vai dividir o bitrate de Áudio e Vídeo de forma que a soma dos dois não ultrapasse a marca de 300kbps.


Se você prima pela qualidade da imagem, querendo apenas um áudio razoável, dê um número alto ao bitrate do vídeo [imagem]. Agora, caso seja um vídeo musical [videoclip] por exemplo, baixe um pouco a qualidade do bitrate do vídeo [imagem] para que o áudio possa ser  melhorado.


Independente do qual programa você utilizar, procure manter sempre [padrão] os parâmetros de vídeo na hora da conversão.


Obs.: Com bitrate 300kbps você terá que diminuir um pouco o bitrate do vídeo, senão trava!


Vamos aos exemplos:


Supondo que você deseja um áudio de 64kbps para filmes longos que não seja musical.


Fazemos uma pequena subtração, veja:


300 - 64 = 236kbps


Logo temos 236kbps para o vídeo [imagem] e 64kbps para o áudio.


A soma dos dois é de 300kbps


Compreendeu?!


Agora se você pretende um áudio de 128kbps para filmes musicais de curta duração tipo - curta metragem [vídeo clipe]. Podemos fazer assim:


300 - 128 = 172kbps


Temos 172kbps para o vídeo [imagem], usando o áudio a 128kbps


A soma dos dois é de 300kbps.



Considerações

 
Há dois tipos de resolução atualmente sendo utilizado no formato 3GP, são eles:

176x144px -> Celulares (aqueles que ainda tem teclado com botões físicos)

320x240px -> Smartphones (comumente assim conhecido pela tecnologia touch screen)

* Saiba a diferença entre aparelhos Celulares vs Smartphones 


É necessário usar 3GP como container e o H263 como codec de vídeo, mantendo o AAC como codec de áudio. 


Apesar disso não ser regra tão importante, nada nos impede de podermos colocar um MP3 ou OGG, entre outros codec de áudio no lugar do AAC, porém o arquivo pode ficar grande demais. 


Então opte por um menor e que os aparelhos e/ou dipositivos móveis iPod, Tablet, Ipad, Celular, Smartphone, PSP, etc... consiga ler, ou seja, aparelhos devem conter o codec em si para reproduzir sem problema. 


Os vídeos com resolução de 176x144px podem ter no máximo 6 à 10 FPS. Ja para vídeos com resolução de 320x240px coloca-se entre 12 à 15 FPS.


Entre o bitrate de áudio escolha um entre os dois a seguir: 64 ou 128


Não opte por menos e nem por mais experiência própria. Não fica agradável.


NOTA - Vale lembrar que o valor resultante é o bitrate do vídeo.


Daqui em diante desenvolverei na prática este artigo, e vou me ater somente as ferramentas: ffmpegmencoderlameMPlayer e MP3gain.


No decorrer deste artigo serão usados exemplos fictícios, então alguns argumentos e/ou parâmentros de certa ferramenta [software] descrito acima tenha mudado a longo do tempo. Basta adaptar a sua atualidade.


DICA! - Extrair o áudio separado do vídeo antes de convertê-lo, poupa processamento. Fazendo assim, a conversão de um de cada vez e depois resta uni-los novamente.



FFMPEG

Extraindo Áudio de Vídeo

$ ffmpeg -i video.mp4 -vn -ab 128 video.mp3

Extraindo Vídeo sem Áudio

$ ffmpeg -i video.mp4 -an video.mpg

Unificando-os Áudio/Vídeo

$ ffmpeg -i video.mpg -i video.mp3 -acodec mp3 -b 48 -ab 16 -s qcif -map 0.0 -map 1.0 video.3gp

Convertendo para 3GP

 $ ffmepg -i video.avi -s qcif -vcodec h263 -acodec aac -ac 1 -ar 48000 -r 15 -ab 32 -y video.3gp

- Ou - 

$ ffmpeg -y -i arquivo.mp4 -s 320:240 -f 3gp -vcodec mpeg4 -r 12 -b 700k -acodec mp3 -ar 44100 -ab 80k arquivo.3gp


Ao invés de especificar o tamanho, é possível utilizar uma das abreviações a seguir:

qcif = 176×144
cif = 352×288

Normalmente, a resolução CIF, 12 fps com uma taxa de fluxo de 320kb/s. consome cerca de 2,5 MB por minuto e requer conexão 3G(UMTS), a fim de garantir a velocidade de download adequada.

A visualização on-line, pode ser limitada a um nível mínimo de fluxo (por exemplo, QCIF de 6 fps, 64 kb/s). Com esses parâmetros é possível transferências em redes 2G (EDGE).

Uma imagem é muito grande ou pesada para ser simplesmente transmitida pela rede, então utilizamos um algoritmo de compactação para diminuir esse peso.

Os mais comuns são HEVC (High Efficiency Video Coding) - H.263, H.264, H.265 e o VP8 

H263

• H.263 foi desenvolvido para vídeo de bitrate baixo, enquanto H.264 pode codificar tanto vídeos de baixa e alta qualidade com sucesso. Ambos os codecs podem ser usados para fins de streaming; no entanto, H.264 substituiu o mais antigo H.263 e agora H.263 é considerado um codec legado.



H264

H.264 é baseado no codec H.263 e foi desenvolvido com o objetivo de melhorar a qualidade de vídeo, reduzindo Bitrate em comparação com os codecs MPEG anteriores, como MPEG-2 H.262 e H.263. É também a rede mais amigável e mais simples em configuração de perfil do que os codecs anteriores. É um dos codecs mais comumente usados para recodificação, compressão e distribuição do vídeo HD.

As câmeras portáteis podem ser projetadas para gravar vídeo HD e programação de vídeo em dispositivos móveis podem ser fornecidos com qualidade CIF.

H.264 tem capacidade de armazenar vídeos de boa qualidade longa (aprox. 2hrs) em um disco laser vermelho normal [DVD]. Ele serve como base para o avanço da tecnologia de vídeo gravador pessoal (PVR) para vídeo de alta definição e aumentar a capacidade de armazenamento do programa permitido.

H.264 tem três tipos principais de perfis; perfis de linha de base, principais e estendidos. O perfil de linha de base é usado para serviços de conversação, como videoconferência e vídeo móvel. O perfil principal é usado para métodos da transmissão tais como HDTV. Estendido é usado para fins de streaming de vídeo.

MENCODER

Extraindo Áudio de Vídeo  

$ mencoder -ovc copy -oac mp3lame video.avi -of rawaudio -o audio_extraido.mp3
 
Extraindo Vídeo sem Áudio

$ mencoder -ovc copy -nosound  video.avi -o video_extraido.avi

Unificando-os Áudio/Vídeo

$ mencoder -ovc lavc -lavcopts vcodec=h263:vbitrate=400 -vf scale=176:144 -ofps 15 video.3gp -oac mp3lame -srate 44100 -lameopts abr=32 -audiofile audio.mp3 -noskip


Convertendo para 3GP

O parâmetro -vf scale=x:y do mencoder redimensiona a imagem aumenta e diminui o tamanho físico de uma imagem alterando número de pixels que ela contém. Ele altera o tamanho de todos os conteúdos da imagem e redimensiona a tela de pintura de acordo.

$ mencoder video.avi -o video.3gp -ovc xvid -xvidencopts bitrate=162 -vf scale=320:240 -oac faac -srate 44100


MPLAYER

Extraindo Áudio de Vídeo

$ mplayer -vo null -vc null video.mp4 -af resample=44100 -ao pcm:file=/dev/stdout -quiet | lame -b 32 -m j -h -s 44.1 - audio.mp3

$ mplayer -vo null -vc null -af resample=44100 -ao pcm:file=/dev/stdout -quiet | lame -b 32k - audio.mp3



Extraindo Vídeo sem Áudio

$ mplayer -quiet -nosound  -noframendrop mono -vf pp=de,hqdn3d  -vo yuv4mpeg:file=teste.3gp

Bônus

Detectando o Crop

O comando cropdetect mostra  o limites  da seleção, removendo todas a faixas que estejam não selecionadas. Áreas que estejam parcialmente selecionadas não são cortadas. O corte é efetuado no limite externo da área do vídeo.

$ mencoder -ovc lavc -lavcopts vcodec=mpeg4 -nosound -vf cropdetect video.mp4 -o video.avi -endpos 2

Agora vamos Tirar o Crop

O parâmetro crop corta imagem, deixando apenas o que nos interessa. Observe:

$ mencoder -ovc lavc -lavcopts vcodec=mpeg4 -nosound -vf crop=176:64:0:40 video.mp4 -o video.avi

Muita da vezes isto ocorre quando se grava alguém ou algum objeto com o dispositivo na vertical seja câmera fotográfica ou celular/smartphone/tablet etc... O que resulta nas conhecidas tarja preta seja na esquerda e direita ou acima e abaixo do vídeo.

MP3Gain

MP3Gain é um aplicativo (linha de comando) que pode deixar todos os seus arquivos MP3 com o mesmo volume. A vantagem é que você não precisa decodificar ou re-codificar porque ele faz isso por você.

$ mp3gain -r -d 2.0 arquivo.mp3

Obs.! O método de compressão MP3 consiste em retirar do áudio tudo aquilo que o ouvido humano normalmente não conseguiria perceber. O tamanho dos arquivos em MP3 será tanto maior quanto for a sua duração.

* Problema mais comun em vídeos, são:

A dessíncronização causada pela lentidão do processador ou quando a configuração, definição de ajustes está incorreto. Gerando um vídeo defeituoso com um certo atraso entre quadro de imagens e o áudio.

O mais normal é que seu computador/dispositivo não aguenta decodificar o vídeo na mesma velocidade de áudio.

Independente do qual programa/aplicativo você utilizar, procure manter sempre um padrão dos parâmetros de vídeo na hora da conversão.

A idéia no geral aqui passada é pra se fazer este trabalho para servir conexão, como redes de operadoras e/ou provedores que ainda fornece conexão lenta tipo: GPRS e EDGE. Essa tecnologia evoluiu da seguinte forma:

  • GPRS – oferece velocidades de até 144 Kbps;
  • EDGE – atingi até 384 Kbps;
  • UMTS Wideband CDMA (WCDMA) – com velocidades de até 1,92 Mbps;
  • HSPDA – catapultou a velocidade máxima em até 14 Mbps;
  • LTE – pode chegar até 100 Mbps (considerada de quarta geração).

Quem usa internet móvel 3G no Brasil já deve ter reparado que o indicador da conexão oscila entre duas letras: H e E, ou seja, HSPDA (em locais com cobertura 3G) e EDGE (onde ainda permanece a tecnologia 2G).










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Macro do teclado com xvkbd Por - Diego Henrique Neste artigo abordarei sobre a ferramenta de comando xvkbd . O xvkbd é a ferramenta de linha de comando que permite que você envie um clique do mouse ou sinal chave de teclado. Este artigo é útil tanto para usuário comun executar tarefas rotineiras, quanto para programadores fazer uso - sendkey(s) .  Em programação cabe simular , emular , invocar a tecla do teclado em uma opção da barra de menu ou barra de ferramenta da Interface Gráfica(GUI) comumente conhecido como "Front-end" quando desenvolvido sobre um software ja existente para console [terminal]. Você pode usar o xvkbd para executar a macro de teclado. -text Envie a string para a janela focada. Se esta opção for especificada, o xvkbd não abrirá sua janela e terminará logo após o envio da string.  Por exemplo, digite as palavras "Hello World" com xvkbd no seu terminal[console]:      xvkbd -text "Hello World" Obs. : Ao invo

PLOP Boot Manager

PLOP Boot Manager Por - Diego Henrique     . Neste artigo/tutorial tratarei algumas opções menos utilizada PLOP BOOT MANAGER por falta de documentação e/ou tradução para o nosso idioma [Português-Br].   Baixando o PLOP     . Para baixar o PLOP vá na página oficial do - Elmar Hanlhofer :      . Como o projeto continua se desenvolvendo, não podemos especificar uma versão, pois no momento que você estiver lendo esse artigo de gerenciador de inicialização a versão oficial do PLOP pode ser diferente da versão usada pela Documentação Original.     . Portanto, ao entrar no website, clique na seção de Downloads     . Eles estão no formato plpbt-x.x.x.zip , onde xxx é a versão, e zip a extensão compactada.     . Os arquivos plpbt-x.x.x.zip   se referem a documentação oficial do Boot Manager PLOP .     . Baixe o gerenciador de inicialização atual plpbt-x.x.x.zip .     . Extrai-lo para obter o arquivo. Você verá vários diretórios com nomes
replimenu Um pequeno sistema de menus. Traduzido por - Diego Henrique MODO DE USAR:       $ replimenu -f example.menu Confira: DESCRIÇÃO  O replimenu é um pequeno sistema de menu GPL (Licença Pública Geral GNU) destinado principalmente para uso em scripts de instalação / configuração de shell, especialmente em um ambiente onde o tamanho é importante, por exemplo, sistemas embarcados. CARACTERÍSTICAS Binário pequeno, pouco consumo de memória. Compatível com uClibc. Não (n) maldições. Nenhuma dependência de biblioteca (diferente de libc, a menos que estática). Um único menu personalizável que pode ser navegado usando as teclas de seta, Page Up, Page Down, Home e End. Colocar o texto acima e abaixo do menu, ele vai automaticamente envolver bem. Caixa de seleção, botão de opção, comentários no meio do menu, caixa de entrada, caixa de mensagem, caixa de senha. Personalizar a aparência; tenha itens numerados automaticamente (padrão) ou escolh
Criando LiveCD ou LiveDVD com ISOLinux De começo assumimos que esteja no seu diretório pessoal[HOME]. Daqui em diante desenvolveremos o tutorial. Crie uma nova pasta para trabalho, por exemplo - distro $ mkdir distro Agora popule ela com duas subpastas, a saber - boot/isolinux $ mkdir -p distro/boot/isolinux Em seguida copie os seguintes arquivos, para dentro das respectivas pasta, assim: $ cp /usr/syslinux/{isolinux.bin,boot.cat} distro/boot/isolinux Vamos criar um simples arquivo menu na raiz da pasta(distro) de trabalho, chamado isolinux.cfg e inserir o seguinte conteudo: $ cat << "EOF" > MENU BACKGROUND /boot/bg.png DEFAULT vesamenu.c32 TIMEOUT 90 PROMPT 0 LABEL live   MENU LABEL ^Iniciar o Linux em modo grafico   KERNEL /boot/bzImage   INITRD /boot/initrd   APPEND boot=live nopersistent rw quiet splash LABEL text_only   MENU LABEL Iniciar o Linux em modo ^texto   KERNEL /boot/bzImage   INITRD /boot/initrd   APPEND boot=live nopersistent textonly rw quiet LA
Enviar SMS gratuito via computador sem ou com PHP Por - Diego Henrique Hoje trago um artigo útil para pequenas Empresas e Negócios que necessita ou dependa de SMS para contatar cliente com Lembretes e Ofertas, ou até mesmo Cobranças. No que diz respeito de como criar um servidor local de SMS. Assim você economiza ao invés de contratar algum serviço especializado da área. Os aparelhos a serem usados para essa finalidade podem ser obsoletos, modestos, simplesmente velhos. Não precisamos nada novo de última geração para realizar isso. Opção 1) Usar um mini-modem 3G acoplado ao computador Linux, você pode usar o app "gammu" .     Solução apenas quando existe servidor local, sai muito barato. Usando um modem 3G, no Linux geralmente é um pouco complexo de instalar. Mas depois de tudo configurado, basta chamar via Terminal/Console [CLI], usando:     echo '$mensagem' | sudo gammu sendsms TEXT $numero -unicode Daqui você ja pode ter uma noção que poderá cri
Multiboot pelo pendrive usando grub2 Por - Diego Henrique Daqui em diante assumiremos o desenvolvimento do artigo, pressupondo que seu pendrive seja sda1 . Para todo caso, adapte conforme nomeclatura do seu dispositivo removível. Aplicando o sistema de arquivos ext2 no pendrive: # mke2fs -F -t ext2 -L 'multi-boot' /dev/sda1 Criando diretório de ponto de montagem para o pendrive: # mkdir /mnt/sda1 Com diretório criado, ja podemos montar o pendrive : # mount /dev/sda1 /mnt/sda1 Gravando o Grub2 na MBR do pendrive: # grub-install --force --no-floppy --root-directory=/mnt/sda1 /dev/sda Neste ponto, chegou a hora de adicionar as ISOs. Como exemplo usamos: Acesse - http://www.slitaz.org/pt/ Baixe as ISOs desejada e coloque-as em /mnt/sda1. Agora, vamos gerar o arquivo de configuração ( grub.cfg ) do Grub2: # grub-mkconfig -o /mnt/sda1/boot/grub/grub.cfg Por fim, basta editar o arquivo gerado[ grub.cfg ]. Veja o exemplo do arquivo editado
Gravar vários ISO multi-sessão no CD Por - Diego Henrique     Introdução     Esta nota explica os procedimentos nos sistemas Linux e Unix     Os procedimentos a seguir usam pacote cdrtools (mkisofs & cdrecord).     Os procedimentos abaixo funcionam para a gravação única e múltipla de imagens ISO em um único CD      Isto é dividido em duas etapas, à saber:  1º ) Etapa - Gravação única de imagem ISO em um único CD     Os diretórios a serem copiados devem ser colocados em um diretório superior comum.     Nos seguintes comandos, eu uso "dados" para o nome do volume e "bkp" para o diretório superior que contém os diretórios a serem gravados.     # mkdir -p /tmp/bkp && cp -a /etc /var /proc /mnt /tmp /home /tmp/bkp     Para gerar a criação da imagem ISO:      # BKP=$(date +%d-%m-%Y-%H-%M)       # mkisofs -rJTV 'dados' /tmp/bkp > $BKP.iso      Para gravar a imagem ISO em um CD:     # cdrecord -v -eject dev=/dev/cdr
Comandos básicos do vi [vim] Por - Diego Henrique O editor de texto preferido de usuários UNIX é o vi . A sintaxe para executar o vi no terminal[console] é a seguinte:     vi arquivo.txt Uma vez carregado o vi , veja abaixo uma lista dos principais comandos. Obs.: Para passar para algum comando antes pressione a tecla "Esc" Comandos básico de inserção de texto Dê "Esc" em seguida "Caps Lock" e a tecla:  H - Move o cursor para o início do texto M - Move o cursor para o meio do texto L   - Move o cursor para o fim do texto D - Apaga a linha toda do texto, do começo ao fim U - Desfaz todas as alterações feita no texto s:/ palavra / palavras / - substituir ocorrência, neste exemplo: "palavra" por "palavras" / - procurar pela palavra em todo o texto, seu uso se dá precedido de alguma palavra que se quer encontrar, assim: / palavra Comandos para salvar o texto :w arquiv
O que é a extensão de arquivo DMG? Alguém lhe enviou ou até mesmo você baixou um arquivo DMG e você não sabe ao certo como abri-lo? Talvez você tenha encontrado um arquivo DMG em seu computador e está imaginando para que ele serve? Antes que você possa abrir um arquivo DMG, você irá precisar descobrir a que tipo de arquivo a extensão de arquivo DMG se refere. Se executa o comando " file " no arquivo e recebe informação que o arquivo trata-se de uma imagem de disco HFS. Arquivos DMG são Arquivos de imagem de disco primariamente associados ao Macintosh OS X Disk Copy Disk Image File (Apple Inc.). Em primeira hipótese tente o comando abaixo para abri-lo: $ sudo mount -t hfs <arquivo.dmg> -o loop /mnt/dmg No caso de seu arquivo DMG não abrir, existe uma grande possibilidade de erros de associação incorreta de arquivos DMG podem ser sintoma de outros problemas subjacentes dentro do formato DMG, então você terá de converter-lo pra formato ISO, e logo em seguida você pode